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sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Iara - Plano de Trabalho Anual Escolar

Vote IARA Nº 7 PARA DIRETORA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA - TODOS JUNTOS NO IDEAL DO SUCESSO ESCOLAR

Problemas priorizados para intervenção
PROMOVER O DESENVOLVIMENTO CULTURAL, O POTENCIAL ARTÍSTICO, A IMAGINAÇÃO, A EXPRESSÃO CRIADORA E A SENSIBILIZAÇÃO DA VISÃO GLOBALIZADA Pretende agir como catalisadora de soluções, harmonizadora de conflitos e agente de mudanças propondo processos de melhoria da qualidade das relações consigo mesmo, com a família e com a sociedade.
Atividades como:
Dança: com a criação de uma sala especialmente destinada e adaptada a tais atividades, e ainda com a pretensão de aquisição de materiais adequados como barra de ferro, espelho grande, climatização e malhas
Esporte: inclusive com a adaptação da quadra para o futebol e o futsal feminino e masculino com horário predeterminado e materiais necessários como bolas, redes, cronômetro, apitos, colchões etc.
Laboratório de Informática: como estímulo, com promoção de facilidades de acesso para alunos e professores.
Laboratório de Ciências: com a disponibilidade de materiais necessários e de acordo com a demanda a disposição de um coordenador para fins de otimização e orientação deste ambiente escolar
Visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, fortalecer e valorizar as relações sociais;
Escolha da Rainha da Escola: com evento onde haja musica e festividade
Passeio ou Lazer no Beach Parck e em outros ambientes a serem definidos
Festividade - Apoio aos alunos concludentes do ensino fundamental e médio inclusive com incentivo ao evento de Conclusão de Grau, onde os alunos, família e amigos possam estar reunidos e festejando em parceria com o grêmio
Festival de Talentos onde os alunos possam desenvolver e expor os mais diversos tipos de arte como: dança, poesia, grafite, pintura em tela, desenho, colagem, produção de vídeo ou quaisquer tipos de expressão artística.
“Estas atividades deverão ser instrumento de estímulo ao aprendizado dos alunos usando o seu desempenho como ponto positivo nas disciplinas da grade curricular a fim de incentivá-los a terem melhoria nos índices educacionais da escola como um todo.”
ELEVAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E FACILITAR A INSERÇÃO DESTES NO ENSINO REGULAR: Sendo a inclusão já uma realidade, é preciso que os profissionais estejam capacitados para atender as necessidades desses indivíduos. Adaptação da sala de educação especial com equipamentos que lhe são peculiares e material pedagógico necessário a melhoria da qualidade das atividades do professor. Exposição dos trabalhos dos alunos deste nível de ensino em lugar de grande circulação para fins de incentivo a valorização dos resultados.
Grêmio – Ambientação, apoio e incentivo ao fortalecimento do grêmio com fins de desenvolver a visão política, crítica, ética e cultural e de cidadania plena, tendo o multiculturalismo como norte para os alunos MERENDA ESCOLAR – Melhoria da qualidade e sabores, além de atenção especial as questões voltadas à higiene. Melhoria na circulação de ar do refeitório.
ELEVAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MEDIO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E EJA - Valorização da atividade pedagógica dando o suporte necessário aos professores para fins de melhoria do desenvolvimento de seus trabalhos inclusive com o apoio do Laboratório de informática; Disponibilidade de materiais necessários ao professor tais como armário, pincel para quadro, apagador, xerox e outros materiais necessários relacionados pelos professores previamente e entregues ao Núcleo Gestor. Combate à indisciplina promovendo a participação da família e dos agentes responsáveis inclusive, com estímulos a elevação dos valores pessoais de aprendizado e de acesso aos projetos vinculando a melhoria do aprendizado, a assiduidade e ao desempenho nas atividades em sala de aulas à inserção dos alunos aos projetos de dança, informática e esportes; Melhoria na estrutura da escola valorizando os ambientes como sala de multimeios e aprimorando sua função dando suporte para elaboração e execução de projetos voltados à leitura e escrita e disponibilização de um computador nesta sala para fins de organização e desempenho dos profissionais deste importante ambiente escolar e aquisição de acervo bibliográfico; Melhorar a circulação de ar da escola como um todo e principalmente das salas de aulas, conserto dos ventiladores quebrados e instalação de mais dez unidades;
COMBATE À EVASÃO ESCOLAR - AUMENTAR O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS - Elevação dos índices educacionais dos alunos , retratando uma considerável melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem e aumento do números de alunos com acesso a educação com aumento da quantidade de alunos matriculados e cursando com fins de abrangência maior dos níveis educacionais do entorno escolar

JUSTIFICATIVA: A vida social e política de nossos tempos passa por tantas e tão rápidas alterações que a educação precisa promover, como condição de cidadania, a capacidade de interpretar e de fazer face a situações novas, desenvolvendo autonomia nos alunos para um convívio solidário e responsável, o que implica, entre outras coisas, a capacidade de informar-se, comunicar-se, julgar e tomar decisões.
Por outro lado, as mudanças econômicas e tecnológicas desse novo século eliminam postos de trabalho industriais, agrícolas ou administrativos, característicos da era industrial, pela automação, pela mecanização e pela informatização. Muda a natureza do trabalho, e a concentração dos postos de trabalho se desloca sobretudo para o setor de serviços, e esse setor, por sua vez, se transforma continuamente.
Portanto, também de uma perspectiva profissional, a educação deve promover a capacidade de aprendizado permanente e desenvolver instrumentos para atividades intelectuais, coletivas e inovadoras, como a capacidade de expressão, de comunicação e de aquisição de informações, a criatividade e o equilíbrio emocional para a confrontação de idéias, todos igualmente importantes para o exercício de uma cidadania plena. Assim, como nunca a Escola Pública vem discutindo essas questões com tanto afinco e isso por si só, justifica a participação de pais, professores, alunos, funcionários na construção de um projeto que represente cada um desses sujeitos e que busque em primeiro lugar, melhorar a qualidade de vida de cada um.
É com base nessa busca que a EEFM Anísio Teixeira, assenta seus princípios educativos. Já que nos dias atuais a escola não se limita a transmitir conhecimentos acumulados pois, seus limites se alargaram e sua função vem se reorganizando ao longo de sua história. Partindo desse princípio a escola adotou como metodologia pedagógica os projetos de trabalho, acreditando que educar para a pesquisa é a maneira mais significativa para o aprendizado de nosso educando. Quando falamos em educando, falamos em todas as nossas ações, estarem voltadas para todos os níveis de ensino que atendemos, ou seja, Educação Especial, Ensino Fundamental e Médio e EJA. A prática cotidiana da escola é a articulação entre os níveis de ensino. A Educação Especial deverá participar conjuntamente de todas as ações planejadas do Ensino Fundamental, ou seja, o planejamento, as reuniões de pais, e os projetos são todos articulados, pois acreditamos que o ensino não deve permitir que rupturas bruscas aconteçam. Na organização estrutural das turmas, pensamos que a escola, trabalhe não tão somente em função de ensino, que é seu maior objeto, mas trabalhe de forma que este ensino seja elemento formador de cidadania, dentro, claro dos limites que são impostos por um sistema como o nosso.
Dizendo isso estamos afirmando que para a EEFM Anísio Teixeira, a preocupação com a socialização do conhecimento será sempre uma constante, tendo clareza de que todo processo educativo é tão qualitativo, tendo mais participação dos sujeitos envolvidos e interessados houver, e que o exercício pleno da cidadania requer a educação como mediadora.
EDUCAÇÃO: No sentido amplo, a educação tem caráter formador; uma intencionalidade humana; é resultado das múltiplas relações humanas. Desse modo, ela é flexível devido às transformações históricas. É uma instância mediadora entre o indivíduo e o conhecimento. Essa mediação implica numa relação não autoritária, evidenciando a ética-social.
Em se tratando da educação escolar, sua principal função social é a sistematização dos conhecimentos produzidos.

VOTE IARA N° 7 PARA DIRETORA - "APRENDIZAGEM COOPERATIVA TODOS JUNTOS NO IDEAL DO SUCESSO ESCOLAR"

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