Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Prof. Klinger - Esclarecimentos

Caros colegas professores:

Em virtude do curto tempo que temos para esclarecer diversos tópicos do nosso projeto e dos vários motivos que nos trouxeram até aqui, a essa campanha relâmpago, vimos a necessidade de deixar claro algumas coisinhas.
A primeira é de deixar bem claro que não estamos aqui por oportunismo, ou de qualquer outro "ismo" que nos iguale ao joguete político das velhas e sórdidas práticas tão divulgadas pela telinha. Estamos aqui porque acreditamos no nosso potencial, no nosso projeto e na nossa luta, e, sobretudo, em todos aqueles que fazem a Escola Anísio Teixeira.
A segunda é dizer que nós não temos por que estar, a todo custo, pedindo a um e a outro que vote em nós - gesto muito comum da "politica" que tanto condenamos.
O que algumas pessoas não percebem, ou fingem não perceber, é que nós sempre estivemos aqui, mesmo sem berrar ou forçar simpatia, evitando comer em determinados pratos e também de fazer panelinhas. Estamos aqui por um ideal, e não para tornarmos verdadeiras as estatísticas de um sistema que já faliu há muito tempo, e que muitos - principalmente os tecnocratas e seus títeres pedagógicos - vêm tentando alinhavar a barra do já puído tecido educacional brasileiro.
("Os lírios não brotam das leis/ meu nome é tumulto e escreve-se na pedra.") Estamos aqui porque queremos resgatar a dignidade de uma parcela da população que vem sofrendo os mais diversos ataques e saques - a juventude pobre e sofrida.
Alcides foi assassinado, não por cursar o último ano de Medicina, mas porque os seus assassinos não tiveram o direito do resgate da dignidade. Ao que parece, eram jovens como ele, cresceram na pobreza e entraram na Universidade do Crime, que não carece de livro nem de vestibular. Quantos Alcides morrem e quantos ainda morrerão também na nossa Fortaleza bela?
Caros colegas, a nossa tarefa é muito mais difícil do que elevar o IDEB e as notas de todas as avaliações criadas pelos "gênios da educação" do nosso país. A nossa tarefa, caros colegas, porém é mais simples: manter acesa a chama da esperança. Como?! Consultando menos os dados e observando mais os olhos dos nossos educandos; se preocupando menos em tornar a nossa escola em escola modelo, mas nos fazendo modelo; circulando mais em nossa escola, que lendo circulares ou navegando sem rumo pela net...
Caros colegas, não queremos os seus votos. Queremos que vocês se comprometam a levantar esta nossa bandeira: Ousadia com Responsabilidade.
Espero que essas poucas palavras sejam suficientes para ratificar o nosso ponto de vista, ou melhor, a nossa postura diante da realidade.

Obrigado a todos aqueles que leram. Um forte abraço.
Klinger

2 comentários:

  1. Eu admiti durante a campanha que não sendo candidato e fizesse parte da comunidade escolar na escolha do Novo Diretor,o meu nome seria o do Prof.KLINGER pela sua transparecia e suas ações éticas no decorrer de toda a semana do processo de escolha.Fiz ali com certeza um amigo de lutas por uma educação para a Cidadania e para Ètica.Professor KLINGER quero encontra-lo em outras lutas, e lhe dizer que fiquei admirado da sua postura, dos momentos de reflexões que tivemos, do fato de tê-lo encontrado lendo Luis Fernando Veríssimo e do seu espírito de sabedoria socrático e klingeriano,pode-se dizer de ter passado um resumo de toda Via Crucis que vivemos...ALÉM DA QUEDA, O COICE.Isso resumiu tudo,meu nobre amigo e um diretor de escola em poetencial.Não é para lhe puxar o saco estas palavras, nem precisaria,pois nada tenho apedir ou a lhe oferecer.Parabéns,por sua ÈTICA e por sua CIDADANIA de um perfeito EDUCADOR.Aprendi muito contigo,caro Mestre.

    ResponderExcluir
  2. Quero felicitar a Equipe do Blog do Anisio Teixeira que deu um show de bola de cobertura das eleições e lamentar que os votantes não tenha ajudado a alcançar o quorum eleitoral exigido pela SEDUC.Acho que a Comunidade Escolar do Anisio Teixeira deu uma aula da ètica e cidadania indo votar em sete nomes e isso é muito alvissareiro.Que este quorum mínimo de 60 por cento numa campnha que dura sete dias, e, num tempo muito restrito deveria ser revisto,isso foi muityo injusto.Mas mesmo assim quero registar sinceros parabéns a Comissão Eleitoral ,na pessoa da professora ANA PAULA, que de forma organizada e com verdadeiro espírito de liderança comandou pela segunda vez este processo eleitoral com indoneidade e muita ética e democracia.

    ResponderExcluir