“Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho; os homens se educam em comunhão.” (Paulo Freire)
Sabemos que incentivar, motivar, despertar o interesse diante de tantas adversidades é tarefa árdua, mas gratificante, quando o que fazemos é o que nos dá prazer. Portanto, acreditamos que podemos ter uma escola de qualidade, que vise a excelência na educação e construa a formação integral de seus educandos.
Os desafios atuais de uma gestão democrática é o envolvimento da comunidade como membro ativo e sujeito da participação no processo de gerenciamento e sucesso da aprendizagem. Temos consciência de que fazer um trabalho democrático e participativo leva tempo e dinamismo, portanto precisamos ter a coragem e a disponibilidade para divulgar, conquistar e desenvolver ações voltadas ao coletivismo.
Saber envolver cada segmento nas ações da escola é uma práxis renovadora, por demais necessárias nas tomadas de decisões, para dar legitimidade o que a escola pública realiza. No destaque a ação pedagógica, pretendemos valorizar, animar e envolver a comunidade escolar em ações de resgate ao aprender e respaldar o diálogo como sujeito do conhecimento e crescimento intelectual, individual, profissional e coletivo para um caminhar pedagogicamente ativo.
Deixo aqui algumas de nossas propostas de ações, que também devem ser de indagações para reflexão e avaliação, como forma de melhorar e reavaliar nossa prática docente e alcançar nossas metas que é a de capacitar, preparar e promover a inclusão dos nossos alunos para o exercício da cidadania com melhores chances de vitória.
Proposta de Ações:
- Auxiliar na formação e desenvolvimento do grêmio estudantil;
- Acompanhar o professor, instrumentalizar com os resultados das avaliações externas e internas da escola;
- Acompanhar o professor, instrumentalizando-os com textos, palestras e tira-dúvidas quanto aos registros nos diários, avaliações, notas, etc.;
- Fortalecer e aumentar a participação dos membros dos conselhos fiscal e escolar, em todas as atividades da escola;
- Criar um programa para estimular o desenvolvimento contínuo do professor, visando uma educação de maior qualidade aos nossos alunos;
- Ajustes, adaptações e melhorias em toda a parte física da escola (prédio, móveis, equipamentos eletrônicos, etc.);
- Implantação de um sistema de som, composto por caixas de audio em todas as salas de aula e áreas comuns do prédio, visando à implantação de uma “estação de rádio”;
- Desenvolver projeto para a melhoria do refeitório e cozinha da unidade escolar;
- Desenvolver projeto para implantar sistema de som 5.1 dobbly digital na Sala de Vídeo, bem como equipá-la com poltronas de plástico, oferecendo mais qualidade e conforto aos nossos alunos;
- Padronizar e otimizar o atendimento oferecido a toda comunidade escolar;
- Acompanhar o aluno dando um feedback da aprendizagem satisfatória e insatisfatória;
- Resgatar, junto ao aluno, a auto-estima;
- Informar e trabalhar junto às famílias dos alunos a situação de aprendizagem dos filhos;
- Criar ambientes de aprendizagens que propicie a integração de aluno/aluno, aluno/professor, aluno/núcleo gestor;
- Propiciar o envolvimento dos alunos com outras escolas, através de atividades de integração e alinhando as propostas pedagógicas;
- Propiciar excussões, amostras culturais, interação esportiva como suporte de integração da classe estudantil;
- Trabalhar os projetos oriundos da SEDUC/SEFOR/INSTITUIÇÕES SOCIAIS em consonância com os projetos da escola;
- Propiciar a comunidade escolar parcerias com a comunidade local;
- Propiciar no contra-turno momentos de interação da aprendizagem através de monitoria;
- Buscar parcerias com Empresas Privadas e Instituições Públicas e Privadas, no sentido de suporte ao 1º emprego/ estágios;
- Trabalhar a diversidade cultural existentes na escola;
- Melhorar as condições de prática de esporte e lazer existentes hoje na escola, diversificando as modalidades esportivas com a implantação de novas frentes e áreas;
- Elevar o nível de aprendizagem do aluno.
- Priorizar a discussão como fonte inesgotável da construção de uma escola legitimamente democrática, de qualidade com sustentabilidade, envolvendo todos os envolvidos da escola.
- Reduzir a taxa de evasão e repetência.
- Criar e desenvolver ações que promovam a educação para a paz, admitir mudanças comportamentais, adotar atitudes pessoais e comunitárias em prol de uma nova geração que combata as diversas manifestações de violência e injustiças sociais.
- Promover a releitura e reformulação do Regimento Escolar.
- Melhorar a qualidade do ensino com foco na aprendizagem e não no repasse de conteúdo.
- Promover a avaliação escolar baseada nos padrões das avaliações externas: Prova Brasil ,Saeb e Spaece.
- Incentivar e promover a criação de um projeto com foco em conscientizar todos para perceberem-se integrantes, dependentes e agentes transformadores do meio-ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a preservação ambiental
- Efetivar a coleta seletiva do lixo escolar.
- Manter um diálogo aberto com os professores, funcionários, alunos e pais.
- Informatizar a secretaria escolar e o centro de multimeios;
- Implantar o projeto Aluno empreendedor.
- Promover oficinas de teatro, artes visuais, dança, música, artesanato.
- Promover a avaliação institucional.
“SÓ EXISTIRÁ DEMOCRACIA NO BRASIL NO DIA "EM QUE SE MONTAR NO PAÍS A MÁQUINA QUE PREPARA AS DEMOCRACIAS. ESSA MÁQUINA É A DA ESCOLA PÚBLICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário